segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Uma espiadinha do Site Portal do Professor

Alfabetização.
papel de interação entre alunos.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Participar das interações em sala da aula, expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor (desenvolvimento da oralidade);
• Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções;
• Produzir textos adequados aos objetivos
Duração das atividades
1 aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• É recomendável que as crianças escrevam alfabeticamente. Caso tenham na turma crianças que não escrevam alfabeticamente, um colega será o escribo.

Atividade 1
Introduza sua aula perguntando para as crianças se elas conhecem ou sabem o que é um semáforo, onde podemos encontrá-lo, para que serve, quais as cores presentes. Trabalhe com o significado de cada cor: Verde – siga, continue, pode passar; Amarelo ou Laranja – atenção; Vermelho – pare, não prossiga.
Discuta com as crianças sobre as regras de convivência da sala/ escola, quais combinados poderiam estar no sinal Verde – o que se pode fazer: estudar, cuidar da sala e dos colegas, organizarem a biblioteca de sala, deixar a sala limpa; no sinal Amarelo ou Laranja – combinados que teriam momento adequado para ocorrer: brincar, lanchar, correr, beber água e ir ao banheiro (se houver um horário combinado); e no sinal Vermelho – o que não podemos fazer na escola: sair correndo e gritando, bater nos colegas, não realizar as atividades de sala ou para-casa, quebrar objetos e brinquedos da sala ou dos colegas.
Professor, o importante neste momento é que as regras e combinados sejam propostos pelas próprias crianças, e que você faça a mediação desse processo.





Educação Física
Conhecimento sobre o corpo.
A importancia dos órgãos sentidos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá perceber e experimentar:
• A importância dos órgãos dos sentidos bem como as relações entre eles;
• A existência dos diferentes tipos de memória associados aos órgãos dos sentidos;
• A associação e interpretação de informações ligadas aos órgãos dos sentidos;
• A orientação dos movimentos corporais com base nas informações transmitidas pelos órgãos dos sentidos.
Duração das atividades
As reflexões e vivências dos alunos serão distribuídas em atividades que totalizarão 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Identificação dos órgãos dos sentidos e suas funções;
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a visão (aula publicada no portal);
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a audição (aula publicada no portal);
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre o tato (aula publicada no portal);
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre o olfato (aula publicada no portal);
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre o paladar (aula publicada no portal).






Ética
Diálogo...
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Reconhecer a existência de diferentes vínculos de amizade dentro e fora da escola;
- Respeitar as diferenças de idéias, de sentimentos, de jeitos de ser e de enxergar o mundo nas relações de amizade;
- Compreender as diferenças como um componente necessário à convivência humana e enriquecedor das amizades.
Duração das atividades
1 aula de 50 a 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
1º momento:
A/O professora/or deverá iniciar a sua aula solicitando às crianças que peguem a tarefa de casa dada na aula anterior “Amizade: um bem que não tem preço” e, em trios, socializem com os colegas os registros das duas experiências de amizade: uma em que demonstrou sua amizade e outra em que recebeu uma demonstração de amizade por parte de outra pessoa.

Ser amigo na diferença.



Matemática
Grandezas e Medidas

Formas e símbolos geométricos...
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Orientação espacial - Nomenclatura das figuras e sólidos geométricos - Noções de tamanho, medidas, simetria, semelhanças, diferenças e quantidade. - Análise e síntese (fazer e desfazer) - Pensamento abstrato (elaboração de hipóteses para compor figuras) - Sequência lógica - Produção de textos
Duração das atividades
4-6 aulas

Estratégias e recursos da aula
1. Ler com os alunos o conto "O Dicionário de Formas", de Ângela Lago, disponível no site da revista Nova Escola.
2. Discutir com os alunos quais são as formas que o texto destaca e quais são conhecidas pelos alunos
3. Apresentar o vídeo "Diálogos Geométricos" produzido pela SEED, disponível no Youtube, em: http://www.youtube.com/watch?v=BhW16jUYdAY&feature=related e discutir com o grupo em que outros espaços da escola é possível identificar as formas e sólidos geométricos.
4. Dividir os alunos em grupos e pedir que cada grupo ilustre uma parte da história utilizando blocos lógicos, massinhas e outros materiais e apresentem para a classe.
5. Discutir com os alunos as formas utilizadas para representar a história de modo que percebam ordens de altura, largura, comprimento, espessura e a diferença entras as figuras planas e tridimensionais

Além do Portal do Professor temos também:
Espaço da Aula
É um lugar para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. As aulas podem conter recursos multimídia, como vídeos, animações, áudios etc, importados do próprio Portal ou de endereços externos. Qualquer professor pode: criar e colaborar; desenvolver aulas individualmente ou em equipe; pesquisar e explorar o conteúdo das aulas.


Recursos Educacionais
Conheça a coleção de recursos multimídia publicados no Portal para todos os níveis de ensino e em diversos formatos. Alguns materiais exigem programas para serem visualizados, veja no link abaixo. Nesse momento, há 3605 recursos publicados e muitos outros aguardando autorização dos autores para publicação.

Cursos e Materiais
Links com informações educacionais diversas para subsidiar a formação dos profissionais da educação.


Interação e Colaboração
Acesse as novas ferramentas da web 2.0 para interagir com outros professores. Crie e administre seus grupos, compartilhe conteúdos, informações, pesquisas e participe dos debates.

Um comentário:

  1. to bem simm
    nossa continue assim
    bem interessante este teu assunto
    e produtivo
    adoreii
    beijosss
    amuuuu

    ResponderExcluir